Dúvidas Frequentes
O QUE É O COMUT?
O Programa de Comutação Bibliográfica-Comut é um esforço conjunto do Ministério da Ciência e Tecnologia, com o Ibict, a Finep e o Ministério da Educação, por meio da Capes e da Sesu, para facilitar o acesso à informação necessária ao desenvolvimento educacional, científico e tecnológico do País. Permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Para participar do Comut o usuário deve cadastrar-se via Internet no Programa.
QUEM PODE USAR O COMUT?
O sistema permite o cadastramento tanto de pessoa física quanto o de instituições, ou seja, pessoa jurídica. Assim todos aqueles que necessitem de material bibliográfico para seus estudos e ou trabalhos acadêmicos podem se cadastrar ao sistema.
COMO POSSO SOLICITAR MATERIAL PELO COMUT?
Para solicitar material pelo Comut você precisa estar cadastrado no sistema, seja como pessoa física ou jurídica, logue-se ao sistema, vá em SOLICITAÇÃO – FORMULÁRIO e faça sua escolha de acordo com o material a ser solicitado, preencha o formulário de solicitação e aguarde o material.
QUE TIPO DE MATERIAL POSSO SOLICITAR PELO COMUT?
Você poderá solicitar pelo Comut: ANAIS DE CONGRESSO, ARTIGOS DE PERIÓDICOS, PARTE DE DOCUMENTOS e TESES. Para solicitar você precisará preencher o formulário de solicitação de acordo com o tipo de material a ser solicitado. Será preciso que a referência bibliográfica esteja completa e indicar até 7 bibliotecas que tenha o material desejado em seu acervo. Escolha a forma que deseja receber o material: por e-mail ou correio normal nacional.
O QUE É BIBLIOTECA BASE?
São as bibliotecas e os serviços de informação de instituições de ensino e pesquisa do país com acervos considerados mais adequados para o atendimento da demanda de cópias em uma ou mais áreas do conhecimento e com uma infraestrutura mínima compatível com os propósitos da comutação bibliográfica.
O QUE É BIBLIOTECA SOLICITANTE?
São as bibliotecas ou os serviços de informação de instituições (de ensino, pesquisa, assessoria técnica, administração, serviços, indústrias etc.) demandantes de informação básica para suas atividades de ensino, pesquisa ou gerenciamento. Essas bibliotecas e serviços de informação atuam como intermediárias entre os seus usuários e as Bibliotecas-Base, fazendo as solicitações dos documentos demandados.
O QUE É BUSCA MONITORADA?
É um serviço que permite localizar, solicitar e receber materiais existentes em instituições no Brasil e no exterior. No Brasil, a pesquisa é feita tanto nas bibliotecas que compõe a Rede, quanto fora dela. No exterior, são utilizados sites de universidades e o serviço da OCLC que permite pesquisar e solicitar todos os tipos de materiais em mais de 10.000 bibliotecas espalhadas pelo mundo todo.
COMO POSSO ACOMPANHAR O ANDAMENTO DO MEU PEDIDO?
Para verificar o que está acontecendo com seu pedido, logue-se ao sistema e vá em SOLICITAÇÃO – SITUAÇÃO DA SOLICITAÇÃO – TODOS e clique sobre o número do pedido e terá acesso ao histórico com as respectivas datas de cada andamento.
O QUE FAZER SE O MATERIAL SOLICITADO NÃO FOI RECEBIDO?
Logue-se ao sistema e vá em SOLICITAÇÃO – SITUAÇÃO DA SOLICITAÇÃO – TODOS e clique sobre o número do pedido, aparecerá o histórico dele e você poderá saber qual biblioteca base lhe atendeu, anote a sigla dela. Vá na primeira página do sistema em PESQUISA BIBLIOTECA BASE e informe a sigla da biblioteca base que atendeu seu pedido e clique em OK, clique novamente sobre a sigla e vai aparecer os dados públicos da biblioteca e então você deverá entrar em contato diretamente com ela, pois só ela poderá lhe informar como foi enviado o material e o que está acontecendo. De preferência faça este contato por telefone, é mais rápido e seguro.
COMO UMA BIBLIOTECA SOLICITANTE SE TORNA BIBLIOTECA BASE?
Uma biblioteca solicitante se torna biblioteca base quando tem interesse em disponibilizar seu acervo para atendimentos aos participantes da Rede Comut. Para isso basta entrar em contato com a Gerência e fazer a solicitação da mudança do status. Uma biblioteca pode se tornar base para atender apenas um pedido ou para ser base definitivamente. Neste último caso precisará ter o acervo de periódicos disponível no CCN – Catálogo Coletivo Nacional – e ter infraestrutura para atendimento dos pedidos recebidos em até no máximo 5 dias úteis.
COMO LOCALIZO A BIBLIOTECA QUE TEM O MATERIAL BIBLIOGRÁFICO DO MEU INTERESSE?
Para pesquisar de Periódicos acesse – www.ibict.br – PRODUTOS & SERVIÇOS – CCN – ACESSO AS BASES DE DADOS informe o título do periódico e vai ter acesso as coleção de todas as bibliotecas que possuem o título do seu interesse. Anote a(s) sigla(s) da(s) que possuem o volume e número que você procura.
Para pesquisar Teses acesse o site da universidade de defesa ou a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD– informe o autor ou título e o resultado será a que biblioteca base possui a tese.
Para pesquisar Parte de documentos acesse a página do Comut e vá em PESQUISA BIBLIOTECA BASE, na primeira página do Comut, digite a sigla e vai encontrar o site de cada uma das bibliotecas base. Acesse cada um dos sites, localize a biblioteca e faça a pesquisa, identificando quem possui o material do seu interesse.
Para pesquisar Anais de Congressos/Seminários, o site mais completo é o da CNEN.
COMO LOCALIZAR OS DADOS PARA O CONTATO COM A BIBLIOTECA BASE?
Na primeira página do sistema acesse PESQUISA BIBLIOTECA BASE, à esquerda embaixo, informe a sigla da biblioteca e clique em OK, clique sobre a sigla que aparecerão os dados públicos da instituição necessários para o seu contato.