História do Comut
História do Comut
Disponibilização da nova versão do Comut para conhecimento e teste da comunidade do Programa, em plataforma mais interativa com o cliente. Comemoração dos 30 Anos do Comut, com o lançamento do Catálogo Memória Institucional durante o XVI SNBU – Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias e II SIBD – Seminário Internacional de Bibliotecas Digitais – Brasil, Rio de Janeiro – RJ. Apresentação do trabalho no XVI SNBU e no Simpósio 56. El Acceso a la Información: Estratégias para Enfrentar los Desafios y Oportunidades, na Universidad de Santiago de Chile – “Aonde está a informação?”
Lançamento do protótipo da nova versão do sistema do Comut, no XXIII CBBD em Bonito – MS. Demonstração do protótipo na Universidade de São Paulo (USP) para a rede do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulista (Cruesp/USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp), realizado em dezembro.
Continuidade das atividades propostas no Modelo de Gestão da Informação do Comut. Elaboração do Projeto Comut Saber. Renovação do acordo de cooperação técnica entre o Ibict e a Funcate, durante a realização da 8ª Reunião Ordinária.
Implantação do Modelo de Gestão e Plano de Trabalho do Comut. Interiorização de treinamento operacional do Programa. O Ibict e a Gerência do Comut decidem intensificar os treinamentos do sistema pelo país
Assinatura do contrato entre a Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologias Espaciais (Funcate) e a Online Computer Library Center (OCLC), permitindo ao Comut o acesso ao acervo de cerca de 60.000 bibliotecas internacionais. O Comut torna-se membro usuário da comunidade internacional OCLC. Disponibilização do atendimento de grupo entre as unidades e usuários pessoa física da mesma instituição, a partir de janeiro de 2006.
Comemoração dos 25 Anos do Comut realizada durante o XXI CBBD – Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, em Curitiba – PR, com a presença dos idealizadores do Comut: Antônio Miranda, Cláudio de Moura e Castro e Ricardo Rodrigues. Realização do 3º Seminário Nacional de Comutação Bibliográfica, Brasília – DF. A Gerência do Comut propõe à Coordenação de Documentação e Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Codin/MP) uma parceria para a realização do 3º Seminário em conjunto com o III Encontro de Arquivos e Bibliotecas da Administração Pública Federal. Elaboração da proposta para o Projeto Comut Braille.
Lançamento oficial do novo modelo conceitual e operacional do Comut adequado às novas tecnologias de acesso à informação técnico-científicas, existentes no Brasil e no exterior.
Primeiro Termo de Ajuste de Cooperação Técnico Científica, de 5 de agosto de 2002, celebrado entre o MCT, o Ibict e a Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (Funcate), com o objetivo do gerenciamento técnico-administrativo do Comut.
Portaria nº 590, de 05 de março de 2002, do MEC e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o Comut passa a ser instituído junto à Capes e à Secretaria de Educação Superior (Sesu), do MEC, e junto ao Ibict e à Finep, do MCT.
Reformulação do Programa, elaboração de projeto para um novo modelo Comut. Contratação da empresa Brisa Informática com base no projeto apresentado. Características inovadoras do modelo Comut: garante a agilidade dos serviços, com a criação do módulo de monitoramento; permite o cadastro de pessoa física para a utilização direta do Comut; permite a utilização das formas de pagamento: boletos bancários e crédito em conta, e disponibiliza o serviço de Busca Monitorada para localização e aquisição de documentos técnico-científicos em bibliotecas do Brasil e do exterior.