História do Comut
História do Comut
Lançamento do sistema Comut – on line. A partir dessa ação, os processos de solicitação e atendimento de documentos foram informatizados, agilizando a rotina para a aquisição de documentos técnico-científicos.
O Comut realiza o 2º Seminário Nacional de Comutação Bibliográfica, em Campinas – SP. Na oportunidade, foram tratados diversos temas diretamente relacionados à comutação bibliográfica. Elaboração de estudos para informatização dos serviços e das atividades de solicitação de documentos técnicocientíficos.
O Comut realiza o 1º Seminário Nacional de Comutação Bibliográfica, em Brasília – DF, com o tema “Acesso eletrônico aos documentos”, contando com renomados palestrantes da área de ciência da informação.
Transferência da Secretaria Executiva do Comut para o Ibict. Por meio da Portaria nº 33, de 4 de janeiro de 1991, do MEC e da Secretaria da Ciência e Tecnologia da Presidência da República, o Comut passou a ser instituído junto à Secretaria Nacional da Educação Superior (Senesu) e à Capes, pelo MEC e à Finep, instituições supervisionadas pela Secretaria da Ciência e Tecnologia da Presidência da República.
Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN) é disponibilizado eletronicamente para bibliotecas que possuem computadores. Tem início o processo de informatização – Comut elabora projeto específico para aquisição de computadores, com aprovação da Finep, adquiridos pela Capes.
Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) faz doação de leitoras de microfichas para 250 bibliotecas participantes do Comut.
1ª participação em evento internacional – Seminario sobre Conmutación Bibliográfico, promovido pelo Comitê Latinoamericano de la Federación Internacional de Documentación (FID/CLA), em Buenos Aires. Comut ministra cursos no Brasil e países da América Latina. No Chile, consultoria para a criação do sistema local. Entre 1982 e 1986, o Comut firma parceria com o Grupo Ripasa de Papel e Celulose, para doação de aproximadamente 4 toneladas anuais de papel às bibliotecas fornecedoras de documentos (biblioteca base) para baratear o custo do processo de comutação bibliográfica.
Lançamento de pacote publicitário sobre o Comut: palestras simultâneas em todas as capitais e principais cidades do Brasil, matérias em jornais, revistas e TV, cartazes, folhetos e outros tipos de mídia. Aumento do número de bibliotecas participantes de 179 para 450.
Distribuição dos cupons, com o apoio da Xerox do Brasil, moeda única do Programa Comut para 400 bibliotecas universitárias e especializadas. Realização do primeiro treinamento em nível nacional.
Em 1º de Maio de 1981, o Comut começa a operar visando a dotar o país de um mecanismo eficiente de acesso à informação técnico-científica.